Jornal Extra Online - Portugal no Mundo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"Uma mãe como eu" premiado no Festival de Curtas-metragens de São Paulo

Ir para baixo

"Uma mãe como eu" premiado no Festival de Curtas-metragens de São Paulo Empty "Uma mãe como eu" premiado no Festival de Curtas-metragens de São Paulo

Mensagem por JornalExtra-Online Sex 5 Set 2008 - 18:15

Curta-metragem premiada no Brasil

"Uma mãe como eu" premiado no Festival de Curtas-metragens de São Paulo 32610

A curta-metragem "Uma mãe como Eu", uma iniciativa do Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) e do Núcleo de Estudos para a Paz (NEP) da Universidade de Coimbra, foi premiada na Secção KinoOikos Formação do Olhar no 19º Festival de Curtas-Metragens de São Paulo.


A peça foi produzida no Brasil pela Escola de Audiovisual Cinema Nosso e pela Produtora Singular Filmes e revela o rosto feminino da violência armada no Rio de Janeiro onde, desde 1998, já morreram cinco mil pessoas, vítimas de intervenções policiais.


As vítimas são sobretudo jovens, pobres, negros do sexo masculino. Cada uma destas mortes arrasta consigo sofrimento no feminino. São amigas, mães, irmãs, mulheres que vivem num estado de invisibilidade permanente. O documentário centra-se nas histórias destas sobreviventes que batalham para tornar visível a sua luta pela justiça.


O Documentário foi desenvolvido no âmbito Projecto "Rostos Invisíveis", executado pelo IMVF e o NEP, com o apoio do Cinema Nosso e co-financiamento do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) e tem como objectivo sensibilizar e informar para os múltiplos papéis, mecanismos e causas associadas às práticas violentas no Brasil e Guiné-Bissau.


A curta-metragem está actualmente em exibição no Festival brasileiro Visões Periféricas. No início de 2009 estreará a longa-metragem "Luto como Mãe", uma produção do Cinema Nosso, que dá continuidade a esta curta-metragem. O Projecto "Rostos Invisíveis" cumpre assim a missão de dar bases para a discussão sobre o tema.



"Uma mãe como eu"
- Ficha Técnica
Iniciativa: IMVF - Instituto Marquês de Valle Flôr, Núcleo de Estudos para a Paz da Universidade de Coimbra (NEP) Produção: Singular Filmes / Co-Produção: Cinema Nosso

Argumento: Luís Carlos Nascimento e Tatiana Moura / Direcção: Luís Carlos Nascimento/ Fotografia: Tiago Scorza
Produção: Luís Carlos Nascimento e Tatiana Moura / Produção Executiva: Carla Afonso

Assistência de Direcção: Mércia Britto / Som Directo: Carla Afonso e Mércia Britto

Edição e Finalização: Júlio C. Siqueira / Assistente de Edição: Raquel Beatriz



No site do IMVF - em www.imvf.org - está disponível na íntegra entrevista com o Produtor de "Uma mãe como Eu", Luís Carlos Nascimento
JornalExtra-Online
JornalExtra-Online
Chefe de Redacção

Feminino Número de Mensagens : 291
Data de inscrição : 28/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos