Portugal 1º da Europa com menores emissões de CO2 dos automóveis novos vendidos em 2006
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Portugal 1º da Europa com menores emissões de CO2 dos automóveis novos vendidos em 2006
Portugal é o país da União Europeia com menor valor médio de emissões de Co2 dos carros novos de 2006, com redução de 144 g/km, seguido pela Itália com 148 g/jkm.
Este facto prende-se com o facto de os portugueses face ao seu poder de compra serem muito sensíveis ao preço do veículo e ao seu consumo de combustível. Os portugueses adquirirem assim veículos automóveis novos mais pequenos, de baixa cilindrada e com menores emissões.
Já os construtores europeus estão a falhar na promessa de reduzir as emissões de carbono, tal como prometeram à Comissão Europeia em 1998, com taxas de emissões para os veículos automóveis novos com uma redução de apenas 0,2% no último ano, a pior performance registada.
As novas figuras hoje publicadas pela Quercus / Federação Europeia de Transportes e Ambiente, mostram que os novos carros vendidos na Europa em 2006 por membros da Associação Europeia de Construtores Automóveis emitem em média 160 g de dióxido de carbono por quilómetro, com uma redução de apenas meio grama desde o ano anterior. A CEA, que é responsável por 81% das vendas na Europa em 2006, comprometeu-se a atingir 140 g/km em 2008 mas vai quase de certeza ultrapassar esta meta.
As figuras de 2006 para os construtores Japoneses mantiveramse em 161 g/km, seguidas dos produtores Coreanos com 164g/km em média. A figura para todos os construtores para a média dos novos veículos vendidos na Europa em 2006 ficou assim em 160 g/km, reduzindo 0,7% em relação ao valor de 161 g/km em 2005.
Este facto prende-se com o facto de os portugueses face ao seu poder de compra serem muito sensíveis ao preço do veículo e ao seu consumo de combustível. Os portugueses adquirirem assim veículos automóveis novos mais pequenos, de baixa cilindrada e com menores emissões.
Já os construtores europeus estão a falhar na promessa de reduzir as emissões de carbono, tal como prometeram à Comissão Europeia em 1998, com taxas de emissões para os veículos automóveis novos com uma redução de apenas 0,2% no último ano, a pior performance registada.
As novas figuras hoje publicadas pela Quercus / Federação Europeia de Transportes e Ambiente, mostram que os novos carros vendidos na Europa em 2006 por membros da Associação Europeia de Construtores Automóveis emitem em média 160 g de dióxido de carbono por quilómetro, com uma redução de apenas meio grama desde o ano anterior. A CEA, que é responsável por 81% das vendas na Europa em 2006, comprometeu-se a atingir 140 g/km em 2008 mas vai quase de certeza ultrapassar esta meta.
As figuras de 2006 para os construtores Japoneses mantiveramse em 161 g/km, seguidas dos produtores Coreanos com 164g/km em média. A figura para todos os construtores para a média dos novos veículos vendidos na Europa em 2006 ficou assim em 160 g/km, reduzindo 0,7% em relação ao valor de 161 g/km em 2005.
Marta Roque
Edição n.º 21 (2ª Quinzena de Outubro de 2007) do Jornal Extra
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