Jornal Extra Online - Portugal no Mundo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nas margens do Tejo

Ir para baixo

Nas margens do Tejo Empty Nas margens do Tejo

Mensagem por Jornal Extra Sex 4 Abr 2008 - 14:39

No sentido de valorizar o património ribeirinho, na zona de Alcantara/Belém, em Lisboa, proporcionando aos cidadãos melhores espaços de convívio, e lazer, o presidente da Camara de Lisboa António Costa, e o seu executivo, decidiram que 19 quilómetros de cais na zona entre a Torre de Belém e a avenida Ribeira das Naus se integrem na gestão da autarquia. Faz tempo que os lisboetas contestavam sem eco o Porto de Lisboa pela ocupação desajustada dos cais com excessivo alargamento a roubar ao Tejo grandes espaços.

O património ambiental malbaratado foi invadido por construções de aglomerados para armazens e serviços que adulteraram a traça paisagística da zona ribeirinha e que desde há quatro décadas vem desvalorizando a "moldura" da cidade perante quem a visite subindo o Tejo.

João Soares, enquanto edil da capital, ganhou uma "batalha" na "guerra" travada com a administração do Porto de Lisboa agora continuada por António Costa.

Almada deveria esgrimir pela mesma causa com o Porto de Lisboa salvando a zona ribeirinha e alindar o cais do Ginjal acabando com a degradação dos edificios a ruir "toneladas" de redes, lixo metálico, portões, que espartilham a mirada do Tejo a quem circule e visite o Ginjal.

Cacilhas merecia receber espaços relvados, zonas verdes, esplanadas, aproveitando o arvoredo existente nos espaços abandonados que a ninguém aproveita. São espaço ideal para parques de jogos tradicionais, convívio e museus itenerantes, parque de brincadeiras para crianças, minipistas de jogos e desportos.

Ganhariam os residentes e devolvendo a Cacilhas um racional contacto com o rio logo nasceria um polo de atracção turistica. Uma opção alternativa à beira Tejo, do lado de cá.

Afinal se a fragata D. Fernando II e Glória se "hospedou" em Cacilhas, que melhor oportunidade haverá para cuidar o local tão desfeado pelo desagradável, - embora útil-, terminal no Largo, sacrificado na estética com a retirada do Farol.



Edição n.º 25 (2ª Quinzena de Fevereiro de 2008) do Jornal Extra
Jornal Extra
Jornal Extra
Administrador do Fórum

Masculino Número de Mensagens : 91
Data de inscrição : 28/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos