Jornal Extra Online - Portugal no Mundo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Manuel Alegre no "Som do Mundo"

Ir para baixo

Manuel Alegre no "Som do Mundo" Empty Manuel Alegre no "Som do Mundo"

Mensagem por JornalExtra-Online Seg 14 Abr 2008 - 14:21

Manuel Alegre no "Som do Mundo" 9789722035811Manuel Alegre no "Som do Mundo" Noticiaimagem_29


O poeta Manuel Alegre vai à Alemanha e em Berlim, no dia 5 de Julho participará no oitavo Festival de Poesia.

Há oito anos que tal evento se realiza naquela cidade alemã sendo considerado como dos mais importantes da Europa valorizado com a presença de mais de 12 mil visitantes.

Durante quinze minutos, Manuel Alegre, consagrado poeta português,fará leitura de poemas no decorrer do denominado Som do Mundo-Noite da Poesia (Weltklang - Nacht der Poesie), sem tradução simultânea. A tradução alemã será divulgada na antologia que posteriormente será publicada pela organização do festival.

Todos os anos, os visitantes do Festival de Poesia de Berlim assistem,fascinados, a uma noite cheia de palavras, sons e ritmos. Em anteriores edições participaram poetas de entre os quais aqui se referem alguns nomes: Derek Walcott, Friedericke Mayröcker, Breyten Breytenbach, Adonis, Bei Dao, honra que neste ano de 2008 também cabe a Manuel Alegre.

Recorde-se que Manuel Alegre lançou em 17 de Março último, em Lisboa, na Biblioteca Central, Palácio Galveias,acompanhado por outras figuras que viveram e contribuiram para "Abril/74",a sua mais recente obra "Nambuangongo Meu Amor", uma antologia de poemas alusivos à Guerra Colonial de 1961/1974, período de 13 anos sob o jugo ditatorial de Salazar. Portugal viveu horrores. Em África morriam às mãos dos portugueses homens mulheres e crianças negras e, no mato, na guerrilha, ficavam estropiados, ou morriam, centenas de jovens portugueses empurrados para a morte a "defender a pátria" por imposição de um tirano que se salvaguardou na rectaguarda, em Portugal resistindo, estupidamente, ao direito da libertação do Povo Africano. Portugal endividou-se, miserabilizou-se,ficou de luto e ficou mal visto perante os olhos do mundo democrático, testemunhas da tirania do sanguinário ditador Salazar e do seu "orgulhosamente sós..."

Nós, EXTRA ONLINE, agradecemos ao poeta Manuel Alegre, - um dos muitos jovens intelectuais opositores ao regime anos 60/70, que recusaram a guerra e desertaram para França -, ter-nos trazido este "Nambuangongo Meu Amor" que perpetua "imagens" para a memória deste nobre Povo português então "amordaçado".


MLQ
JornalExtra-Online
JornalExtra-Online
Chefe de Redacção

Feminino Número de Mensagens : 291
Data de inscrição : 28/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos