Jornal Extra Online - Portugal no Mundo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Carlos Gonçalves Ordenado Cavaleiro por França

Ir para baixo

Carlos Gonçalves Ordenado Cavaleiro por França Empty Carlos Gonçalves Ordenado Cavaleiro por França

Mensagem por Jornal Extra Dom 13 Abr 2008 - 14:53

Carlos Gonçalves Ordenado Cavaleiro por França Imagem21


Carlos Gonçalves,
deputado pela emigração,
ex-funcionário consular em
Nogent-sur-Marne,
na região de Paris, recebeu do embaixador
de França, em Lisboa,
as insignias de Cavaleiro da
Legião de Honra daquele país, que o distinguiu
com a condecoração
pelo mérito dos serviços prestados.



Deputado pelo PSD para a emigração Carlos Gonçalves desenvolveu acções culturais, sociais e associativas junto da comunidade, participou e promoveu eventos de intercambios com a juventude luso-descendente e foi, até hoje, o único português emigrante elevado a secretário de Estado das Comunidades portuguesas, no Governo de Pedro Santana Lopes.

Na defesa dos direitos da comunidade lusa naquele país, viria a ser vezes várias condecorado mas confessou, em Lisboa, ter sido esta a que mais o tocou. Na cerimónia, para felicitálo, estiveram empresários portugueses radicados em França, de diferentes áreas consulares. Carlos Gonçalves distingui-se, também, pelo trabalho desenvolvido no Conselho das Comunidades Portuguesas de que ainda faz parte.

Em nome de Sarkozy


O embaixador de França em Lisboa, Patrick Gautrall na oportunidade referiu: "é um obreiro incansável nos laços que unem Portugal e a França. Conduziu uma acção notável junto da grande Comunidade Portuguesa, residente no meu país, comunidade essa que honra os infatigáveis Heróis do Mar e que contribui, activamente para a prosperidade e riqueza da diversidade cultural da França. Carlos Gonçalves em nome do Presidente da República outorgo-lhe o grau de Cavaleiro.

Se há algo que lamento é não ter consagrado tempo suficiente para, no terreno, fomentar mais a aproximação entre localidades portuguesas e francesas. Penso que é um vector insubstituível nos intercâmbios culturais e económicos. No futuro, e porque há quase um milhão de pessoas de origem portuguesa em França, transmitirei ao meu sucessor que deverá ir mais para o terreno e estar menos no gabinete, fomentando novas geminações".

Carlos Gonçalves, emocionado referiu: " esta homenagem toca-me profundamente. Estou comovido porque a França me outorgou tão alta distinção e agradeço ao senhor embaixador" .

Falando aos jornalistas referiu: " França foi o país que acolheu os nossos pais e é o país do futuro dos nossos filhos e nós andamos repartidos entre os dois paises. Eu que há muito tempo faço política em França pelo PSD e colaborei com os portugueses, no ambito consular, social, recreativo, cultural, desportivo, em França no sentido de incentivar a participação civica dos portugueses na vida local, este reconhecimento toca-me e é extensivo a todos que me apoiaram, pois isto é o resultado do trabalho de muita gente. Sinto-me muito honrado. Nem tenho adjectivos para qualificar este acto que não é muito comum. A condecoração que acabo de receber não é protocolar. Tenho outras condecorações, de outros paises, mas esta hoje é diferente". Carlos Gonçalves dirigiu palavras de elevado reconhecimentos aos portugueses e ao movimento associativo da região parisiense designadamente de Nogent sur Marne "a quem eu devo muito e me ajudaram a chegar ao que sou hoje".

Mais geminações falou o embaixador


Os testemunhos fizeram-se ouvir: Michel Baptista, empresário "é honroso para nós ver um emigrante condecorado pelo Governo francês. Sou amigo do Carlos há anos e fico muito feliz por ele". Paulo Marques, - presidente da Associação Civica-: "esta homenagem realça o trabalho preponderante dos portugueses em França. Obviamente que os nossos pais contribuiram para dignificar a nossa permanencia em França, nós os franceses de origem portuguesa".

Alexandra Custódio, - vereadora de St. Etienne-: "esta condecoração de Carlos Gonçalves é bastante importante para a Comunidade Portuguesa".

Patrice Francisco, - empresário. "Estou aqui para prestar homenagem ao Carlos, alguém que conheçoo há muitos anos e com quem mantenho contactos regulares. Ele é um verdadeiro especialista naquilo que faz.

Por isso quis partilhar esta ocasião com ele". Alberto Marques, - empresário. "O Carlos é sem dúvida um exemplo. É alguém que trabalhou por nós em França. É uma prova de fidelidade a nossa presença neste
momento . Felicitações para ti Carlos".

Francisco Valdemar, - empresário "O Carlos Gonçalves merecia isto do Governo de França. Ele conhece bem a emigração e nós somos uma grande comunidade que merecia ter um representante. É uma mensagem de todos nós ao Presidente Sarkozy".

Portugal dá pouca atenção às Comunidades


As autoridade francesas começam, finalmente a reconhecer o peso da Comunidade Portuguesa, hoje um tecido empresarial forte com muitas mil empresas e adquire um peso civico e político no país com uma componente académica importante. Mas enquanto França reconhece o valor da Comunidade, em Portugal acontece o inverso pois cada vez menos os governantes se interessam pelas comunidades. A comunidade em França está bem integrada e há-de passar a uma fase de acomodação. Se Portugal nada fizer para aproveitar este potencial, humano, empresarial, intelectual , se Portugal continua a referi-los apenas por circunstancia os filhos destes serão legitimamente franceses e a sua ligação está perdida com o país de origem dos pais, Portugal.


M.L.Q.

Edição n.º 25 (2ª Quinzena de Fevereiro de 2008) do Jornal Extra
Jornal Extra
Jornal Extra
Administrador do Fórum

Masculino Número de Mensagens : 91
Data de inscrição : 28/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos