Jornal Extra Online - Portugal no Mundo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

No âmbito do Dia Mundial do Coração, a Associação Portuguesa de Portadores de Pacemaker e CDI's (APPPC) está a promover um Colóquio, no próximo dia 28 de Setembro, às 15 horas, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa

Ir para baixo

No âmbito do Dia Mundial do Coração, a Associação Portuguesa de Portadores de Pacemaker e CDI's (APPPC) está a promover um Colóquio, no próximo dia 28 de Setembro, às 15 horas, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa Empty No âmbito do Dia Mundial do Coração, a Associação Portuguesa de Portadores de Pacemaker e CDI's (APPPC) está a promover um Colóquio, no próximo dia 28 de Setembro, às 15 horas, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa

Mensagem por JornalExtra-Online Ter 23 Set 2008 - 18:42

Especialistas e portadores de pacemaker reúnem-se em Lisboa


No âmbito do Dia Mundial do Coração, a Associação Portuguesa de Portadores de Pacemaker e CDI's (APPPC) está a promover um Colóquio, no próximo dia 28 de Setembro, às 15 horas, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa Image010

No âmbito do Dia Mundial do Coração, a Associação Portuguesa de Portadores de Pacemaker e CDI's (APPPC) está a promover um Colóquio, no próximo dia 28 de Setembro, às 15 horas, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, na zona norte da Expo. Na iniciativa, aberta ao público em geral, estarão presentes profissionais de saúde e os portadores de pacemaker e desfibrilhadores.



De acordo com o Presidente da Associação, António Gomes, "com este evento pretendemos, por um lado, alertar para o problema das arritmias que têm vindo, progressivamente, a afectar a população portuguesa, mas também incentivar ao convívio entre os portadores de dispositivos médicos."



Um dos temas de destaque deste Colóquio, que estará a cargo do Dr. Carlos Morais, do Hospital Fernando da Fonseca, será a explicação dos mitos relacionados com os portadores destes dispositivos cardíacos, como o facto de não poderem mexer em telemóveis.



O pacemaker é um dispositivo implantável destinado a restabelecer o ritmo lento do coração. Implantar um pacemaker é uma cirurgia simples, que permite à maioria das pessoas, voltar ao seu estilo de vida prévio, com poucas ou nenhumas limitações. No entanto, estima-se que apenas 55% dos pacientes, que precisam de um dispositivo para arritmia, o recebem.



A Associação Portuguesa de Portadores de Pacemaker e CDI's é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, e tem como principais objectivos promover e divulgar informação sobre a utilização de pacemaker e CDI's, fomentar o convívio entre os utilizadores e portadores, bem como realizar acções de formação, esclarecimento e bem-estar social em prol dos portadores de pacemaker e CDI's.


Destaques:


15.00 - Introdução ao Colóquio

António Gomes (Presidente da APPPCDI's)

15.20 - A consulta de enfermagem e os portadores

Enfº Luís Barata (H.Fernando Fonseca, Amadora)

15.40 - Pacemakers/CDI's

Técnª Sofia Santos (H.Santa Marta, Lisboa)

16.00 - Toda uma vida...

Dr. António Zamith (H.Covões, Coimbra)

16.20 - Mitos urbanos e doentes portadores de dispositivos

Dr. Carlos Morais (H. Fernando Fonseca, Amadora)

16.40 - A voz dos pacientes

Intervenções dos pacientes

17.00 - Lançamento da Campanha "Bate, bate coração"

17.20 - Considerações finais e encerramento do II Colóquio

Dr. Virgílio Chambell (Responsável pela Delegação de Lisboa da APPPCDI's)
JornalExtra-Online
JornalExtra-Online
Chefe de Redacção

Feminino Número de Mensagens : 291
Data de inscrição : 28/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos