Jornal Extra Online - Portugal no Mundo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mulheres europeias rumo ao tecto da Europa

Ir para baixo

Mulheres europeias rumo ao tecto da Europa Empty Mulheres europeias rumo ao tecto da Europa

Mensagem por JornalExtra-Online Ter 1 Jul 2008 - 12:25

Mulheres europeias rumo ao tecto da Europa
Elisabete Jacinto representa Portugal na escalada do Monte Branco

Mulheres europeias rumo ao tecto da Europa Banner10


Superada que está a etapa de habituação às novas condições climatéricas e à altitude do Monte Branco, as mulheres representantes de cada país da União Europeia começaram hoje a ascensão ao Monte Branco, uma etapa que termina amanhã quando atingirem o cume da Montanha por volta das 7 horas da manhã em Portugal.

Elisabete Jacinto é a representante portuguesa nesta iniciativa que tem como objectivo assinalar esta nova fase para todos os países da União Europeia.

Diário de bordo por Elisabete Jacinto:

"Durante a manhã de ontem (dia 29) fizemos a Via Ferrata que é, nem mais nem menos, escalar uma vertente enorme e andar horas pendurada por cordas, algo verdadeiramente incrível. A altura era assustadora e subimos sem qualquer tipo de apoios. Posso dizer que o dia de ontem foi mais impressionante do que propriamente difícil, embora momentos existiram em que o receio falou mais alto! As termas de Saint Gervais foram o elixir quer nos revigorou para o dia de hoje, após uma noite relaxante em Chamonix.

Às 6h00 de hoje (dia 29) apanhámos o autocarro para Saint-Gervais e depois o comboio que nos deixou no Nid d’Aigle, aos 2380 metros de altitude. Só me lembro de começarmos a subir, a subir, a subir rocha sem ter mais fim, numa difícil marcha de ascensão, passando pelo refúgio de Tête-Rousse até ao refúgio de Goûter, situado a 3817 metros.

As imagens que retenho do dia de hoje são verdadeiramente incríveis e estou certa de que em fotografia será bastante complicado mostrar tudo aquilo que daqui é possível apreciar... Quando olho para baixo vejo espaço a perder de vista, é muito difícil de descrever!
Amanhã retomamos a escalada por volta das 3 horas e o percurso será sobre neve, já sem recurso a capacete, o que nos facilita bastante a caminhada, porque de cada vez que nos mexemos a mochila move-se também e pesada como está, desequilibra-nos.

Estar aqui pressupõe que se faça um esforço enorme, mas até agora estou a adorar. Tive receio de não ser capaz de superar certas etapas, mas a verdade é que aqui estou e agora só anseio pelo momento de chegar ao cume desta grande montanha!"


Mulheres europeias rumo ao tecto da Europa Partic10
Mulheres europeias rumo ao tecto da Europa Monte_10
JornalExtra-Online
JornalExtra-Online
Chefe de Redacção

Feminino Número de Mensagens : 291
Data de inscrição : 28/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos