Jornal Extra Online - Portugal no Mundo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESTSetúbal/IPS recebe 5º Fórum CENI Tecnologia Inovação

Ir para baixo

ESTSetúbal/IPS recebe 5º Fórum CENI Tecnologia Inovação Empty ESTSetúbal/IPS recebe 5º Fórum CENI Tecnologia Inovação

Mensagem por JornalExtra-Online Ter 1 Jul 2008 - 12:11

ESTSetúbal/IPS recebe 5º Fórum CENI Tecnologia Inovação 9411


A Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTSetúbal/IPS) dinamiza, através do CENI (Centro de Integração e Inovação de Processos, Assoc. I&D), o 5º Fórum CENI Tecnologia e Inovação, a decorrer nas instalações da ESTSetúbal/IPS, durante os dias 3 e 4 Julho 2008 - inscrições abertas até 2 de Julho.

Esta acção dirige-se, fundamentalmente, a Quadros Superiores de empresas e colegas do sistema científico nacional e tem por objectivo estimular uma maior ligação entre a Indústria e as actividades de Investigação, realçando o seu contributo para a melhoria da competitividade das empresas.

No dia 3 de Julho, o evento inicia com o Workshop "ManuFuture: Tendências Futuras e Iniciativas a Nível Nacional nas Tecnologias Facilitadoras", a decorrer entre as 15h e as 17h. Este workshop, de entrada gratuita, tem por objectivo discutir oportunidades de investigação e desenvolvimento de tecnologias potenciadoras do desenvolvimento da Indústria.

No dia 4 de Julho, ocorre o Seminário principal, intitulado Evolução dos Sistemas Produtivos: Eficiência e Sustentabilidade . Entre as 09h00 e as 18h00 serão partilhadas de experiências de I&D e de aplicação empresarial para uma reflexão sobre o desenvolvimento dos sistemas produtivos, com realce para aspectos de eficiência e sustentabilidade. De igual modo, haverá lugar para diferentes abordagens e desenvolvimentos tecnológicos que estimulam a criatividade e a mudança das empresas, preparando-as para enfrentar os desafios resultantes do ambiente global no qual desempenham as suas operações. O custo desta acção é de 100 euros e inclui documentação, coffe-break e almoço.

As várias perspectivas e experiências serão transmitidas através da intervenção de diversas personalidades de reconhecido mérito nas áreas em questão, cabendo a sessão de abertura ao Prof. Tullio Tolio, do Instituto Politécnico de Milão (IT). Haverá ainda uma apresentação da Aliança Portuguesa para a Inovação baseada em Ciência na Indústria Transformadora , referida habitualmente por PAM, que integra sete instituições de I&D nacionais, entre as quais o CENI, estabelecida com o objectivo de promover actividades de investigação em cooperação com as Instituições de Fraunhofer (D).

A geração e partilha de conhecimento, bem como a cooperação entre empresas e instituições de Investigação e Desenvolvimento (I&D) está no centro de muitas das questões ligadas a Tecnologia e Inovação, pelo que o CENI (Centro de Integração e Inovação de Processos, Assoc. I&D) promove o Seminário Evolução dos Sistemas Produtivos: Eficiência e Sustentabilidade , para abordar questões como: os processos de fabrico, montagem e logística que condicionam a concepção dos produtos e o modo como estes condicionam a eficiência daqueles processos; a integração da cadeia de fornecimento e o modo como esta serve os objectivos de eficácia e eficiência; a adaptação à alteração dos padrões de procura, como capacidade intrínseca dos sistemas de produção, a qual requer metodologias e tecnologias que procurem também a máxima eficiência; entre outros.

O 5º Fórum CENI Tecnologia e Inovação resulta de uma organização conjunta entre o CENI - Centro de Integração e Inovação de Processos; a Universidade de Aveiro; o Fórum Manufuture Portugal e a PAM Portuguese Alliance for Science-based Innovation in Manufacturing Industry. Conta com os apoios: VW Autoeuropa; Pionner; Secil; CITRI SA; Softi9; Instituto Politécnico de Setúbal; OTIC-IPS (Oficina de Transferência de Tecnologia e Conhecimento); ESTSetúbal/IPS.

Todas as informações adicionais, e a respectiva ficha de inscrição, encontram-se disponíveis em www.estsetubal.ips.pt. Para mais esclarecimentos, contactar: CENI (Tel. 265 790 238; E-mail: pcunha@ceni.pt ; ceni@ceni.pt).
JornalExtra-Online
JornalExtra-Online
Chefe de Redacção

Feminino Número de Mensagens : 291
Data de inscrição : 28/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos