Jornal Extra Online - Portugal no Mundo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Papanicolau já tem substituto no teste ao colo do útero

Ir para baixo

Papanicolau já tem substituto no teste ao colo do útero Empty Papanicolau já tem substituto no teste ao colo do útero

Mensagem por JornalExtra-Online Seg 21 Abr 2008 - 14:44

Painel de Testes irá permitir rastrear várias doenças sexualmente transmissíveis, incluindo o HPV,teste ginecológico mais eficaz para detecção do Cancro do colo do útero.

Um novo teste de detecção do Papilomavírus Humano (HPV), responsável pelo cancro do colo do útero, já se encontra disponível para as mulheres portuguesas. O Teste HPV, para além de detectar a presença do vírus no colo do útero, identifica o seu tipo com maior sensibilidade e mais cedo do que o método comum de rastreio, a citologia (conhecido como papanicolau).

O teste foi apresentado recentemente pelo Genelab, laboratório português de diagnóstico molecular nas áreas de Genética, Oncologia e Doenças Infecciosas. Em simultâneo, foi também apresentado um inovador Painel de Testes que permitirá, pela primeira vez, à mulher portuguesa despistar com uma única colheita de amostra, várias Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s).

As análises incluídas no serviço podem ser realizadas a partir de uma única amostra - a amostra cervical colhida para meio líquido, usada no rastreio citológico do cancro do colo do útero. Destas análises constam a detecção e genotipagem (definição do tipo de vírus) de HPV e a pesquisa de mais sete agentes infecciosos transmitidos sexualmente, responsáveis por infecções genitais como Herpes Genital, Gonorreia, Tricomoníase, Clamídia, entre outras.

De acordo com a directora científica do Genelab, Margarida Vieira, «trata-se de um conjunto de testes que podem ser feitos a partir de uma só colheita, com maior conforto e facilidade para a mulher».

Quanto ao Teste HPV especificamente, a sua maior eficácia do que a comum citologia relaciona-se com o facto de detectar o agente causal, dando indicação das pacientes em risco de desenvolver cancro do colo do útero. Margarida Vieira refere que «no caso do HPV, é feito um teste que detecta ADN viral, permitindo não só detectar a existência do vírus, como também identificar o tipo de HPV presente».
JornalExtra-Online
JornalExtra-Online
Chefe de Redacção

Feminino Número de Mensagens : 291
Data de inscrição : 28/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos