Nossa Senhora do Bom Sucesso

Ir em baixo

Nossa Senhora do Bom Sucesso Empty Nossa Senhora do Bom Sucesso

Mensagem por Jornal Extra em Ter 1 Abr 2008 - 14:49

Uma multidão de crentes e curiosos rumou no passado dia 1 de Novembro a Cacilhas onde se celebrava o milagre da Nossa Senhora do Bom Sucesso de 1755. Desde esta data é considerada a protectora das águas Tejo e também do grupo de bombeiros voluntários de Cacilhas.

A cerimónia junta a manisfestação religiosa e integra os bombeiros de Cacilhas. Reza a lenda que após o terramoto as águas do Tejo agitaram-se, galgando para as ruas de Cacilhas. Até que um catraeiro levou uma pequena imagem da Nossa Senhora do Bom Sucesso para perto das águas e aí a fúria do Tejo acalmou.

A procissão sai da Paróquia da Nossa Senhora do Bom Sucesso em Cacilhas percorrendo algumas ruas de Almada e torna ao Largo de Cacilhas. A romaria tem uma paragem frente ao carro dos bombeiros que a aguardam para agradecerem a sua protecção. Dá-se o buzinão, e do cimo da grua atiram-se pétalas que caiem sobre a Nossa Senhora do bom Sucesso. De volta a Cacilhas a Nossa Senhora é encaminhada até ao pontão onde um barco da marinha a aguarda. A viagem de retorno até à Paróquia é feita sempre com a Nossa Senhora do Bom Sucesso virada de frente para as águas do Tejo para o guardar. Segundo a população a Nossa Senhora do Bom Sucesso seria colocada num barco de pescadores, mas desde há 5 anos que se perdeu esta parte da cerimónia.


Edição n.º 22 (1ª Quinzena de Novembro de 2007) do Jornal Extra
Jornal Extra
Jornal Extra
Administrador do Fórum

Masculino Número de Mensagens : 91
Data de inscrição : 28/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum