Jornal Extra Online - Portugal no Mundo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estudo Revela Tapetes Voadores Possível realidade

Ir para baixo

Estudo Revela Tapetes Voadores Possível realidade Empty Estudo Revela Tapetes Voadores Possível realidade

Mensagem por Jornal Extra Sex 4 Abr 2008 - 14:19

Cientistas da Universidade de Harvard afirmam que, teoricamente, é possível fazer um tapete erguer-se do chão e voar por uma curta distância, tal como tapetes voadores das “Mil e Uma Noites”.

Num artigo publicado na revista científica Physical Review of Letters, os investigadores defendem que uma folha de papel do tamanho de uma nota de dinheiro pode flutuar no ar se for mantida em movimento de vibração ondulatória de cerca de 10 vezes por segundo.

Este princípio, semelhante ao que permite a alguns animais manterem-se sobre a superfície da água durante alguns segundos, poderia ser aplicado num tapete.

No entanto, não seria possível transportar pessoas neste tapete voador, já que o motor necessário para gerar as vibrações teria de ser poderosíssimo.

Apesar de considerarem que o tapete voador é possível, os cientistas dizem que as «leis do equilíbrio sugerem que [o tapete voador] vai permanecer na esfera mágica, mítica e virtual».

O flutuação do objecto é gerada a partir de um movimento ondulatório que cria uma pressão contra uma superfície horizontal, como o chão, por exemplo. A pressão criada entre o objecto e o chão equilibraria o peso e faria o tapete flutuar.

O movimento de ondulação também faria o objecto deslocar-se para a frente, através da inclinação de uma das suas extremidades.

Lakshminarayanan Mahadevan, que liderou o estudo, acredita que um tapete capaz de carregar pessoas poderia ser produzido com materiais ultra-leves. Só que as vibrações necessárias para o objecto se mover teriam de ser tantas que tornariam o voo pouco confortável.

«Para uma viagem mais suave, é possível criar várias ondas pequenas. Mas a velocidade seria menor», explicou.



Steve Serigado

Edição n.º 24 (1ª Quinzena de Janeiro de 2008) do Jornal Extra
Jornal Extra
Jornal Extra
Administrador do Fórum

Masculino Número de Mensagens : 91
Data de inscrição : 28/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos