Jornal Extra Online - Portugal no Mundo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aves em perigo

Ir para baixo

Aves em perigo Empty Aves em perigo

Mensagem por Jornal Extra Sex 4 Abr 2008 - 13:58

Aves em perigo Pictur45


O Conselho Europeu para o Controlo de Aves (CECA) revelou um estudo recente sobre a observação de 124 pássaros comuns na Europa. Concluiu que em 20 países do velho continente, durante 25 anos, cerca de 56 espécies entraram num declínio tão grande que estão em risco de extinção.

As aves que se encontram numa situação mais delicada são a perdiz cinzenta, a rola-brava, ou a cotovia-de-poupa, que num quarto de século perderam entre 62 e 95 por cento das suas populações. Um representante da CECA salientou que a redução dramática nas populações destas aves é de tal forma grave que “alguns destes pássaros campestres só não são consideradas espécies em risco de extinção global, porque nos censos são incluídas as congéneres asiáticas”. Contudo, existem também boas notícias. Das 124 espécies observadas e estudadas, 29 apresentam sinais de crescimento, o que está a deixar os cientistas optimistas. O corvo, a águia-de-asaredonda e o bico-grossudo são algumas das aves com melhor desempenho.

Um dos responsáveis pelo estudo da CECA, Richard Gregory, sublinhou que este aumento já era esperado, pois “algumas espécies como a rola-turca não permanecem sempre nos mesmos habitats e aprenderam a tirar vantagem das novas oportunidades”. Já a recuperação das populações da águia-de-asa-redonda e do corvo são surpreendentes e estimuladoras, pois foram perseguidos quase até à extinção durante anos.

O britânico reforça que a situação está a melhorar e, neste momento, têm o conhecimento suficiente para ajudar muitas destas aves.

O Fundo de Conservação para a Vida Selvagem levou a cabo um outro estudo. Neste verificou que uma das razões para o extermínio da perdiz-cinzenta está relacionada com a caça e com a confusão feita por muitos caçadores em relação à perdiz comum. Deve-se salientar a falta de vista e o discernimento de alguns caçadores, mas também a cada vez maior quantidade de terreno cultivado, que retira alimento às aves campestres e as obriga a procurar comida noutras paragens. Para alguns destes pássaros, abandonar o seu ambiente natural é quase uma sentença de morte. Está é aliás, uma das razões mais importantes para o declínio de 33 das espécies estudadas.


Susana Mendes

Edição n.º 24 (1ª Quinzena de Janeiro de 2008) do Jornal Extra
Jornal Extra
Jornal Extra
Administrador do Fórum

Masculino Número de Mensagens : 91
Data de inscrição : 28/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos