Jornal Extra Online - Portugal no Mundo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"A geração perdida..."

Ir para baixo

"A geração perdida..." Empty "A geração perdida..."

Mensagem por Jornal Extra Qua 2 Abr 2008 - 2:11

"A geração perdida..." Pictur31

Com eleições antecipadas à porta John Howard, primeiro-ministro
australiano, altera o seu comportamento em relação às comunidades
aborígenes prometendo um referendo sobre uma «declaração de
reconciliação» no preâmbulo da Constituição.


Os aborígenes australianos são encarados como fardos da sociedade desde que os colonizadores chegaram a esta terra. Não era tarefa fácil tentar adaptar os aborígenes ao estilo de vida económico, político e social da civilização Inglesa. A tentativa de extinção dos aborígenes passou pelo envenenamento da comida e toda a água potável que eles tinham, pela oferta de Rum para aldeias aborígenes, uma vez que era conhecido o hábito de beberem sem parar dias a fio. Os soldados ingleses esperavam que o coma alcoólico ocorresse e assim se aproveitavam do estado de embriaguez dos aborígenes, para incitar guerras entre aldeias e deixar que eles mesmo se aniquilassem. O povo aborígene foi alvo de inúmeras atrocidades, sendo uma delas a "The Lost Generation" ou a geração perdida, onde crianças aborígenes eram adoptadas e levadas das suas aldeias para nunca mais serem vistas novamente. O objetivo era de quebrar moralmente e psicologicamente qualquer tentativa aborígene de interferência na vida e na política dos brancos.

Mais recentemente John Howard, primeiro-ministro da Austrália ao ter conhecimento de um relatório sobre maus tratos infantis no seio das comunidades aborígenes, decretou uma interdição de seis meses para o álcool e pornografia nos seus territórios, visitas médicas obrigatórias para as crianças aborígenes e restrições às prestações sociais. A acção de John Howard deveria incidir sobre os traficantes brancos de álcool e sobre as lojas de venda existentes no meio do mato, uma vez que álcool já foi proibido na maior parte das regiões do Território do Norte administradas por aborígenes.

Convocadas eleições gerais antecipadase e reveladas as sondagens não favoráveis ao então primeiro-ministro Australiano, declara que a sua atitude face à comunidade Aborígene sofrerá uma mudança prometendo um referendo sobre uma «declaração de reconciliação» no preâmbulo da Constituição. Esta nova posição de John Howard é vista com desconfiança e interpretada como uma manobra estratégica para um aumento do número de votos a seu favor. O actual primeiro-ministro é visto pela maior parte dos eleitores como um homem sem novas ideias, agarrado ao passado e os seus discursos não conseguem "agarrar" a audiência.

Contudo a reconciliação aborígene necessitará de um maior esforço e medidas por parte do governo, resta saber se a comunidade aborígene se mostrará disponível a uma reconciliação com aquele que lhes voltou as costas.


Joana Pires

Edição n.º 22 (1ª Quinzena de Novembro de 2007) do Jornal Extra
Jornal Extra
Jornal Extra
Administrador do Fórum

Masculino Número de Mensagens : 91
Data de inscrição : 28/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos